top of page

​​O GRANDE TRILHO

Num pequeno Paraíso, uma grande Aventura.

Haverá algo neste pedaço de terra que ainda seja capaz de nos surpreender?

 

Foi com esta pergunta que nasceu a ideia de realizar o projeto do Grande Trilho de Santa Maria. Estavam assim, dados os primeiros passos para que um grupo de jovens marienses satisfizesse a necessidade de testar os seus limites explorando a ilha onde vivem, e claro fazendo algo que se perpetuasse na sua memória. E como em tudo na vida, a única forma de encontrar as respostas para aquilo que nos propomos a fazer, é precisamente… tentar fazê-lo.

 

Para seguir do sonho à realidade, foi necessário reunir um conjunto de condições, mas sobretudo um grupo sólido de parceiros, que possibilitassem colocar em prática a ideia. O que de início se apresentava apenas como uma iniciativa de um grupo de amigos, rapidamente evoluiu e se transformou num projeto de interesse para toda a comunidade local.

 

O surgimento dos parceiros, todos eles imprescindíveis ao projeto, veio reforçar a viabilidade e visibilidade do mesmo, mas veio principalmente lançar novos desafios, aumentando dessa forma as responsabilidades do grupo mentor do projeto. E foram os desafios propostos por quem fez questão de se associar, que nos fizeram reformular os objetivos e no fundo elevar o conceito do projeto àquilo que ele é hoje, nada mais nada menos, que a primeira GRANDE ROTA circular dos Açores, homologada de acordo com os critérios internacionais de pedestrianismo.

 

Estamos convictos que o futuro da GRANDE ROTA DE SANTA MARIA deverá passar pela promoção do turismo de natureza na ilha de Santa Maria e pela preservação dos recursos naturais, enquanto produto turístico diferenciado, disponível a todos aqueles que vivem ou visitam Santa Maria.

 

Todos juntos, podemos seguir a necessidade de viver, sentir e respirar o meio que nos envolve, fruto da verdadeira essência do espírito açoriano, e daquilo que é o privilégio de nascer e viver nos Açores.

 

…será no fundo uma grande aventura num pequeno paraíso.

 

bottom of page